top of page

Os 5PQ'S dos 3NÃO's


Calma gente, não estamos inventando outros por quês, ou outra filosofia de pensamento, estamos apenas direcionando uma metodologia já existente para resolução de problemas em clientes referente a falhas provocadas pelo processo. A tempo utilizamos, em empresas japonesas, esse 3 tipos de direcionamento nos por quês para corrigir a falha em todo o processo produtivo, seja ele de serviços ou de produtos.


Cabe ao analista e sua equipe que está a frente da solução para a falha, entender que só existe uma única forma para evitar que a falha chegue ao cliente como um efeito negativo. A única maneira é evitar que a falha ocorra, que o defeito seja materializado, desta forma, o cliente ficará seguro em não ter um efeito danoso ao seu processo.

Sabemos que a ferramenta 5pq, para descoberta de causa raiz, é fantástica quando bem aplicada. Agora se direcionarmos as perguntas, não seria mais interessante? Será que poderíamos abranger mais causas?. Com a dirigibilidade das perguntas poderemos atingir mais causas raízes e por sua vez, as ações seriam mais robustas sobre o processo e sobre o sistema.


O que temos a indicar, é que utilizem a técnica dos 5 pq's para entender os princípios básicos da não geração da falha. Os 3 NÃO's devem ser aplicados a cada análise de ocorrência de falha. Abaixo, na figura, temos os NÃO's indicados;



Se eu não recebo um produto ou serviço com falhas, fora de especificação ou em desacordo com os requisitos de aprovação, eu paro a falha (erro) e a mesma não segue para o cliente posterior. Desta forma não materializo o efeito negativo no cliente.
Caso receba, eu devo não produzir, não seguir em frente com o erro e desta forma também o efeito não será produzido, e assim o cliente não será atingido.
Caso produza, os controles internos devem ser eficientes ao ponto de detectar a falha e não enviar, e assim o erro (falha) fica interno ao processo e o cliente não será atingido com um efeito danoso.

Com esses princípios deveremos utilizar a ferramenta dos 5pq's para cada ponto. Assim teremos uma maior abrangência nas causas do modo de falha. Segue então as perguntas poderosas;



Agora você poderá tomar ações não somente no por que produziu, que é o mais utilizado pelas empresas, e sim ações no sistema como um todo. Não esqueça de fazer a verificação lateral, que seria inserir as ações tomadas no processo estudado em outros processos similares onde podem ocorrer o mesmo defeito.


Então gente, NÃO RECEBER, NÃO PRODUZIR e NÃO ENVIAR são princípios básicos da NÃO GERAÇÃO DE EFEITOS NEGATIVOS PARA O CLIENTE. Como tínhamos dito antes, a ÚNICA maneira de um produto ou serviço não conforme NÃO CHEGAR ao cliente é a NÃO PRODUÇÃO DO DEFEITO.


Saia fora da curva, utilize os princípios básicos dos 3 NÃO's e descubra realmente as causas raízes das falhas do seu processo. Poucas organizações fazem isso, então poucas organizações conhecem bem o seu processo.



 
 
 

Comments


© 2016, por Luiz Moraes Consultoria e Treinamentos - cnpj 41.599.148/0001-71

bottom of page